sexta-feira, 23 de julho de 2010

Última semana em Chanagalane

O tempo passou muito rápido nos últimos seis meses - talvez um ano. Eu até diria que "parece que foi ontem que cheguei", mas tanta coisa aconteceu que acho difícil, inclusive, caber tudo em tão pouco tempo.

Mas agora é isso. Nada de arrependimentos, de especulações do passado. É hora de fazer a contagem regressiva e dar o último fôlego nessa última semana nossa aqui em Changalane.

As aulas com o curso de Desenvolvimento Comunitário continuam normalmente. Segunda-feira, vamos realizar estudos de caso com os alunos para entendermos a situação de pobreza em diferentes países.

Em relação ao projeto na comunidade, essa semana foi perdida porque a chefe do Posto ficou doente. Da última vez que falamos com ela, ela contou que já tinha mobilizado as 20 mulheres mais carentes de Changalane para participarem da cooperativa de bordado e as escolas estavam avisadas da intenção que tínhamos de ensinar a atividade para as meninas também.

Nosso plano é construir fogões poupa-lenha com a comunidade com os tijolos produzidos por ela. Como não vai dar tempo de concluirmos todos, vamos deixar o material comprado e nosso grupo de clandestinos junto com a chefe do posto vão garantir que ele seja usado. A cooperativa vai funcionar de forma semelhante. Vamos comprar os materiais no próximo fim de semana e deixar com o grupo, que vai dar as aulas de bordado e tocar o projeto pelos próximos seis meses, no mínimo.

Por ora, fico no quarto bagunçado, com preguiça de arrumar porque daqui a pouco já é hora de fazer as malas.

Quinta que vem é nossa festa de despedida por aqui. No sábado, queremos ir comer feijoada (de verdade) com alguns alunos nossos que já consideramos amigos. E então, no dia 7, partimos rumo a Jo'burgh, onde tudo começou...

2 comentários:

  1. Adorei os posts e as fotos! E as clandestinidades!
    Quando vc chegar, preciso te ver logo, antes que eu viaje!
    Saudades!
    Besos da sua filha!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as fotos e as histórias que li por aqui. Quando entrei, no começo do blog, não tinha quase nada, hoje resolvi entrar só para ve as fotos e de tão legal que estava, acabei lendo o bolog inteiro. x)

    Então é isso ai...Parabéns ai Primo, e parabéns para sua namorada também.

    Abraço.

    P.S Espero ouvir mais histórias quando nos encontrarmos no Rio. x)

    ResponderExcluir