sábado, 17 de abril de 2010

Novo projeto em Changalane

Antes de tudo, desculpem a demora para escrever e mandar informações de como andam as coisas por aqui. As últimas semanas foram bem confusas, lotadas de coisas para fazer e pouco tempo para entrar na internet.

A notícia principal e a melhor, por sinal, é que já estamos em um projeto novo e com trabalho bem intenso por enquanto. Como comentei antes, viemos para Changalane, a 80 km de Maputo capital, bem do lado da Suazilândia - vemos várias montanhas no horizonte e do outro lado já é o país vizinho. O projeto é a One Worl University, conhecida como OWU (ó-vê-ú).

Chegamos na quinta passada (dia 08) e já avisaram que deveríamos dar uma semana de aulas de inglês, das 8 da manhã até às 20 da noite, a partir da segunda. Ou seja, o fim de semana todo foi dedicado às preparações para isso. Essas aulas foram ministradas para os alunos do curso de Formadores, que são professores de ensino superior que dão aulas para formar professores para escola primária.

Oficialmente, contudo, vamos trabalhar com os alunos do curso de Combatentes da Pobreza - sim, aqueles mesmo com quem estávamos trabalhando em Bilibiza antes de termos que sair e lá. O curso de combate à pobreza é o primeiro do mundo nessa área que vale como ensino superior e é basicamente um curso que une a teoria com a prática para que os alunos saiam daqui já prontos para atuar junto às comunidades e implementar atividades para o desenvolvimento da vida em Moçambique. As atividades práticas que eles têm de fazer são nossa cara e tenho certeza de que vai ser muito bom trabalhar com eles aqui.

Ainda não fomos à vila, estamos marcando nosso passeio para conhecer amanhã. Mas pelo que ouvi é bem vida de interior moçambicano, com poucas pessoas falando português, poucas coisas para se comprar e construções bem precárias. Vou levar a câmera fotográfica e posto as fotos depois.

O ruim é que por enquanto dizem não ter espaço em quartos para nós e por isso estamos dormindo em uma barraca montada no "quintal". O cenário em volta lembra as cenas de O Rei Leão, quando Mufasa ensina Simba a caçar, com o capim alto, as árvores retorcidas ao fundo e o céu azul sem nuvem alguma. À noite, a janela da barraca dá vista para um dos céus mais bonitos que já vi. Mas o frio chega aqui, apesar de ser África, e esperamos que até metade de maio tenhamos um teto sob o qual dormir.

2 comentários:

  1. Eae meus queridos!!!

    Espero que esteja tudo bem com vocês, principalmente com o Gabi e seus problemas respiratórios (excesso de arguile) huahauhau!

    Continue postando, pois sempre é bom ter novidades de vocês - entro todo dia quando chego no trabalho!!!

    Saudades!

    bjs,

    Diogo Moriki

    ResponderExcluir
  2. Oi Simba e Nala,

    Uma barraca no meio do cenário do Rei Leão não é nada mau, mas banho de água gelada?!!Ai ai ai... só vocês dois mesmo!Só com muito amor ao ideal que abraçaram...

    Fico feliz que estejam se dando melhor com a comida (espero que não tão viscosa como a do Pumba, mas gostosa) e que a correria seja mais gratificante que a dos EUA! Continuem postando! Não se esqueçam de nós, sedentos por notícias!

    Beijos e abraços,

    Fê Gerbelli.

    ResponderExcluir