terça-feira, 11 de maio de 2010

A Convocação

Creio que o tempo longe nos torna bem mais patriotas.

Todos os dias os combatentes, assim como os formadores, possuem 2 horas “livres” nas quais eles são obrigados a trabalhar na Machamba (fazenda) ou praticar algum desporto. Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira são os dias para ir à Machamba, já terça-feira e quinta-feira são os dias do Desporto. Entenda-se futebol.

Essa terça-feira, porém, era especial. Era dia da convocação da seleção brasileira. Sim, aquela de “Gaúcho e dos dois putos do Santos” como diria Izildo, um dos alunos. Coincidência ou não, a convocação seria justamente às 18 horas no horário local, ou seja, na hora de nossa janta. Justamente após nossa pelada.

A conversa então não poderia ser outra: quem estará na lista de Dunga? Começaram pelos laterais. Aqui Dani Alves é idolatrado e ninguém acredita que é reserva de Maicon. Mas Pedro, outro aluno, está feliz, a final de contas Maicon é da sua Inter como o goleiro Julio César e Lúcio. Aqui eles têm o hábito de acompanhar os jogos da “Xampions” e torcem muito. Basta dizer que Pedro passou a pelada gritando Itália.

Completando a zaga Izildo, novamente, se manifestou: “tem que ter Luisão!”. Ele como bom torcedor do Benfica joga todas as semanas com a camisa do Porto. Segundo ele, a camisa do Benfica tem que ficar guardada e a do Porto é pra sujar.

Quando começaram a escalar os “médios”, Felizberto, lembrou de Marcelo na lateral-esquerda. Uma discussão fervorosa começou e eu só fiquei na torcida para que eles não recorressem a mim. Afinal, se quem tá no Brasil não sabe, como eu poderia saber os laterais da seleção?

Outra curiosidade é que os moçambicanos possuem times portugueses, ou melhor, torcem para Benfica, Sporting de Lisboa ou Porto. Logo, “aquele escurinho, médio do Benfica” também deveria ser chamado de acordo com Seu Francisco, o mais velho presente. Em seguida convocaram Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Finalmente intervim: “ele não vai não”.

Délcio logo resmungou: “não pode, tem que ir! Por que não vai?”. Expliquei que ele não passa pela sua melhor fase, eles não entenderam.

Expliquei que ele já tem muito dinheiro e não quer saber de futebol, entenderam e deram razão a ele. Izildo continuou inconformado e disse pela segunda vez: “Sem Gaúcho, não é Copa”.

Juro que ele não sabe nada da entrevista de Ronaldinho há cerca de uma semana em que dizia justamente a mesma coisa.

A conversa ainda passou por Adriano, a convocação de Deco e Liedson para Portugal até chegar em Neymar e Ganso. Como eu os fiz assistir às finais do Paulistão, eles se impressionaram com o futebol dos dois.

Especialmente com o camisa dezessete, o “gajo que falou que do campo não saia”para o técnico. Felizberto logo disse que eles eram muito jovens enquanto que Izildo, que gosta do futebol bem jogado falou: “Mas aqueles dois putos do Santos jogam muito bem, o que idade tem a ver?”.

E com isso o resto do time chegou e conversa acabou.

Jogamos, tomamos banho e voltamos para a sala de jantar. Lá poderíamos acompanhar a convocação pela Globo Internacional.
Frustrantemente, o canal estava passando um programa feminino da GNT. Esperamos inquietamente o fim do programa com a pequena esperança de haver um atraso na transmissão. Meia hora depois tudo se resolve. Começa o Globo Esporte com a promessa da convocação da Seleção. Dez minutos depois, enfim, ela começa.

Os goleiros: Júlio César (óbvio), Gomes (juro que pensei que Doni estava descartado e que surpresas estavam para pintar) e por último: “Victor! Quer dizer, Doni!”. Como eu fiquei nervoso com isso. A partir daí parei de prestar atenção no que estava acontecendo a minha volta.

Neste momento sabia que qualquer coisa era possível, especialmente as surpresas. Não que elas fossem boas.

Os laterais passaram e eu não tive muito o que me queixar. Duas escolhas óbvias para direita e duas seguras para esquerda. Pera aê! E a vaguinha do Ganso? Vai ficar no lugar do Kleberson.

Os zagueiros passavam, nada de Thiago Silva. Ufa! Era o último nome logo após de Luisão do Izildo e da dupla titular Juan e Lúcio. Fiquei aliviado, pensei que Dunga tinha recobrado sua sanidade. Mas, imediatamente fiquei preocupado, pensei que Dunga tinha recobrado sua sanidade.

Os “médios”, ou melhor, os volantes foram sendo mostrados um a um. Quando Kleberson apareceu perdi o controle. Ganso não vai! Xinguei Dunga como há muito não xingava um técnico. Foi quando lembrei que estava em Moçambique e aqui palavrão só em língua local.

Os avançados eram minha esperança. Uma surpresa, só uma: chama o Neymar. E não que Dunga me surpreendeu? De maneira teimosa e infantil resolvi chamar Grafite. Aposto que se todos quisessem o Grafite ele chamaria o Neymar. Nada contra o Grafite, só que ele e o Nilmar jogam na mesma posição. Quem vai substituir o Robinho?

Quando o último nome foi revelado todos ficaram quietos como a esperar minha reação. Não me contive e desabafei: “Que seleção de merda! E sabe qual é o pior? É que vai ganhar!”. Eles riram e a discussão começou.

5 comentários:

  1. cara, que delícia de texto!
    obrigado por compartir, numa harmoniosa mesa de jantar, o humor e a vivacidade dos nosso irmãos moçambiquanos!
    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto ser publicado no blog do Torero!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, acabei de ver seu texto no blog do Torero por acaso. Estive ai em Moçambique em 2007, e ano que vem pretendo voltar, dessa vez pra ficar. Pelo que vi você faz um trabalho com educação. Bom, minha mãe mora aí em Maputo desde 2006, onde coordena uma instituição que cuida de diversas escolinhas comunitárias (acho que estão com umas 13 escolinhas atualmente). Bom, eu sei que toda ajuda é muito bem vinda, então se quiser dar uma força, me escreve um e-mail, rafael@2nf.com.br. Abraço...

    ResponderExcluir
  4. pior que nao sei se vai ganhar.
    Basta "quebrar" o Kaka, e ele ja nao ta muito inteiro,
    que o brasil nao tem meio de campo que leve a bola ao ataque. O ataque vai morrer de fome pois a bola nao vai chegar, ja que sem kaka temos 4 volantes (elano e julio batista, gillberto silva e felipe melo) e seus reservas. Sem contar o volante como tecnico. Que desgraca!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá... acabei de ler o seu artigo no blog do Torero e adorei!!!

    Aproveito a oportunidade para te pedir um favorzinho: edito um site de variedades cujo nome é Pindaiba (www.pindaiba.com.br); nele, entre outras coisas, há uma seção só de frases.

    O pedido é: você tem uma frase bem típica de Moçambique para eu colocar lá no Pinda.

    Desde já agradeço e aguardo a sua visita

    Um grande abraço

    Sergio

    ResponderExcluir