sexta-feira, 5 de março de 2010

Humor negro

17 dias atrás
- Como assim você não tá encontrando o passaporte?
- Não tá no bolso com os outros, só encontrei o velho e o meu novo.
- Mas tem que tá, já procurou direito em tudo?
- Já, mas não encontrei. Vê se você encontra....

16 dias
- É Zé, agora tem que esperar.
- Ah, isso é rapidinho. A Magna fez o dela rapidinho.
- É eu fui lá e falei com o Seu Wilson e no mesmo dia fico pronto, tive que pagar quarenta dólares, mas é rapidinho. É o verdinho datilografado mesmo. Rapidinho. Semana que vem você já tá em Bilibiza.
- Único problema é que o Wilson enrola pra caramba. Quando fui lá o homem só falava e se atrapalhava todo.

15 dias
- Ihh bocó, acabei de ver que o seu passaporte vai ter que ser o novo porque eles estão mudando de sistema. O antigo não faz mais.
- E desde quando é o novo? O Zé e a Magna me falaram diferente...
- Então, a partir de amanhã começa o novo sistema.

14 dias
- Podem se sentar, querem uma água? Então digam o que aconteceu.
- Passaporte sumiu. A gente tem certeza que foi na saída do ônibus que o meu passaporte foi roubado ou fico no ônibus mesmo. Isso porque a gente passo da fronteira e depois eu dei o passaporte pra ela guardar e quando a gente chego em casa não tava lá. A saída do ônibus foi uma confusão e todo mundo tava pegando nas nossas coisas...
- É, e eu chequei o ônibus também e já entramos em contato com a companhia pra vê se eles encontram. Uma tal de Brigida tá encarregada pela busca. Pelo menos foi passaporte novo que sumiu, já penso se fosse o velho com o visto pros EUA?
- Poxa....que pena! No dia em que chegaram? Tem que ter muito cuidado. Passaporte é roubado toda hora aqui. Enfim, vão ter que pagar no banco a taxa de emissão de um novo, fazer BO e voltar aqui e hoje mesmo já sai.
- Sério? Nossa pensei que ia demorar bem mais. Brigadão, Seu Wilson! Até daqui a pouco.

13 dias e meio
- Seu Armênio, como o senhor está? Já são 14 horas, o documento tá pronto.
- Já está pronto sim. Pode conferir?
- Tirando a idade tá tudo certo. Muito obrigado pela ajuda Seu Armênio.
- É a idade no documento não tem problema, mas só diplomata não paga...
- Como?
- Diplomata não paga, mas como ainda não são...
- Como?
- Vocês não são diplomatas e só diplomatas que não pagam.
- tsc tsc....

12 dias
- E ae Gabriel, já tá pronto o passaporte?
- Você acha? Seu Wilson falo que ia fazer ontem mesmo, cheguei lá e o cara tava uma fera porque não sabia mexer no sistema. Pediu pra voltar amanhã.
- E a passagem?
- Não conhece o Nicolau? Danilo, o cara enrola muito. Continua falando que tem que ir de mochimbombo*. Vamos esperar o passaporte primeiro.

11 dias
- Bocó, será que já tá pronto? Ele falou no email que ia fica pronto mais tarde.
- Esse cara não sabia nem mexer no sistema. Você acha mesmo do jeito que ele é enrolado que meu passaporte fica pronto hoje. Fica amanhã. Só pra garantir é bom chegar cedo.
- Eu sei. Ele é bonzinho, mas muito enrolado.
- Chegaram mais cedo? Que sorte, tinha me esquecido de tirar as impressões digitais.

10 dias
- Bom dia.
- Bom dia, pode se sentar.
- Já consegui o passaporte novo e agora preciso do visto, como faço?
- Tens que ir a fronteira. Pega o carimbo de saída e depois o de entrada na África do Sul. Pega o carimbo de saída da África do Sul e o de entrada de Moçambique.
- Já to indo.

9 dias
- Bom dia.
- Bom dia, pode se sentar.
- Carlos, não funcionou. Perdi o dia inteiro, peguei quatro boleias** e quando cheguei lá não deixaram eu sair de Moçambique. Falaram que eu tinha que passar pela Direção Nacional de Imigração.
- Já imaginava. Há de ir à tarde comigo à imigração. Deve demorar uma semana, processo demorado.

6 dias
- Bom dia.
- Bom dia, trouxestes os documentos?
- Tão todos aqui, você acha que já saí hoje?
- Hoje não há nada a sair. Estamos a espera do recibo do visto. O visto há de ficar pronto em 2 semanas e iremos enviar depois a Bilibiza.
- Mas hoje saí o recibo?
- Levaremos os documentos, depois o diretor vai assinar e mais tarde tenho que pagar. Deve demorar mais uns dois dias.

4 dias
- Bom dia.
- Então Carlos, é hoje?
- Não deu tempo de pagar ainda. Estou a ir para Matola*** e amanhã resolveremos o recibo e a passagem a Bilibiza.
- Sobre isso, quero ir na segunda já que é necessário comprar com 3 dias de antecedência para ter o valor promocional. Isso que a Elea me contou...

3 dias
- Oi Carlos, estavamos te esperando. Conseguiu?
- Tivemos um problema e só estará pronto daqui a duas semanas....
- ...
- ...
- Mas o Gabriel me disse que você falo que hoje ia tá pronto? Não tem nada mesmo que de pra fazer?????
- Hahaha é brincadeira. Está tudo pronto. Aqui estão suas passagens e estes são os documentos para viagem. Você ficou sério, mas ela.... tinha que ver a cara.... ahahaha
- ...

1 dia
- Acorda! Anda Bocó! Vai ficar orgulhosa da sua namorada!
- Hunm? Que..... foi?
- Falei com o Nicolau e ele me deu o telefone pra ligar pro Hasira. Ele que é o nosso project leader**** e segunda vão buscar a gente no aeroporto. A gente não tem que se preocupar em pegar mais nenhuma chapa***** ou boleia.

Hoje pela manhã
Email:
"oi gabriel

encontrei o teu passaporte.podes me contactar no nr.0027132328556 ou
brigida@intercape.co


fik bem

Brigida"



*Mochimbombo é o transporte públido em Moçambique utilizado para distâncias mais longas. É um ônibus muito velho.
**Boleia significa carona.
*** Cidade próxima a Maputo onde está localizada a Departamento Regional de Imigração.
**** Project Leader é o responsável pelo voluntário no projeto me que o voluntário trabalha. Nosso chefe que ainda não havíamos contactado.
*****Chapa é o transporte público em Mocambique. Lembra a lotação

Nenhum comentário:

Postar um comentário