terça-feira, 23 de março de 2010

O trabalho em Bilibiza

Tivemos a sorte de encontrar uma função para nós logo no primeiro dia aqui. Hassira explicou que há um grupo de estudantes do curso de Combatentes da Pobreza de Maputo implementando atividades nas comunidades próximas à sede de Bilibiza, como cursos para ensinar carpintaria e corte e costura; construção de latrinas, campos e quadras esportivas, escolinhas; criando hortas nas escolas; e montando clubes para ensinar sobre saúde e cultura.

Os quatro são um pouco perdidos, já estão há um mês aqui, mas ainda não conseguiram que a sede em Maputo aprovasse o orçamento, bancado por uma empresa espanhola, para que se iniciem as construções e atividades. A primeira coisa que fizemos foi ajudá-los com o orçamento e explicar por que se deve saber o tamanho de um prédio antes de comprar o material a ser usado. O que parece básico, óbvio para nós, nem sempre é para eles, como dá para ver.

Além disso, Hassira explicou que poderíamos trabalhar também na escolinha, de que o casal Federico e Sarah deveria estar cuidando. Porém, para que as crianças venham à escolinha, o chefe da comunidade deve avisar à população sobre isso. E aparentemente o mediador entre os voluntários e o chefe pediu dinheiro para eles, caso contrário, o líder dificilmente daria o aviso. Federico se irritou com isso e agora a escolinha está parada novamente.

Na EPF em si, não há mais espaços para formadores (os professores que treinam os alunos), mas sempre que quisermos, devemos conversar com o coordenador pedagógico e podemos dar cursos extracurriculares e criar outras atividades além da sala de aula.
A primeira semana, porém, foi quase toda usada para tentar cuidar da saúde do Gabriel.

A casa dos voluntários é sempre fechada por causa dos animais e insetos que podem aparecer e há baldes de água espalhados por não haver água corrente. Com isso, a umidade é muito alta e aparecem mofos, ácaros, etc, que atacam a alergia do Gabriel e fazem com que a respiração fique difícil. Por isso, provavelmente seremos obrigados a mudar de projeto/província. Mas isso é assunto pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário