terça-feira, 23 de março de 2010

As indescritíveis andanças por Bilibiza

O centro de Bilibiza fica a 20 minutos andando da casa dos voluntários. Como centro, entenda-se região onde alguns locais vendem pães e poucos tipos de legumes e há algumas barraquinhas e lojinhas de comércio.

Com dez minutos de caminhada, as primeiras casas de barro surgiam na estrada esburacada e sem asfalto. O mato acompanhava durante todo o caminho e às vezes tampava a vista do horizonte igual aos cenários de documentários nas savanas.



O sol, o calor, a umidade sempre nos obrigavam a ir à vila no fim da tarde, quando os mosquitos partiam ao ataque, ou então de manhã bem cedinho.

As primeiras pessoas nos avistavam. Se eram adultos, sempre nos saudavam com um "Salama, salama!" e bem raramente diziam "Bom dia". Se eram crianças, elas vinham correndo de longe, acenando e gritando "Kunha, kunha, kunha!", o que significa "branco". Era só acenarmos de volta e a felicidade delas estava feita. Uma vez, teve um grupo de meninas que nos seguia dançando e cantando em Emakhua. Nunca descobrimos o que diziam.

Quando a máquina fotográfica nos acompanhava, sempre pediam para tirarmos foto deles. Na primeira vez, não conseguíamos entender se brigavam com a gente ou nos chamavam. Enfim um local passou e explicou que queriam ser fotografados. Faziam poses, puxavam as crianças, mostravam os instrumentos de trabalho. Até que uma das locais pediu cinco meticais para sair na foto e a brincadeira acabou para nós.



No lugar onde vendiam pão a um metical cada, um dos meninos vendedores sempre ficava falando a língua local e rindo porque nós não entendíamos. Qualquer coisa era motivo para rirem aliás, tamanho o choque cultural de pequenos costumes nossos.

A parte ruim é que toda vez algum bêbado ou alguma criança ou uma pessoa comum nos seguia por algum tempo, dizendo "ikemelê" ou "estou a pedir". E você pergunta alto "Estou a pedir o quê?". E os risos em resposta mostram que pedem qualquer coisa, para qualquer um, porque precisam, de verdade, de tudo.

2 comentários:

  1. Elea, Como vc é alta perto delas!!!!
    Será que ainda esta em fase de crescimento?

    ResponderExcluir
  2. você está gigante nessa foto, Elea.
    com quantos metros você está, 1.70m?

    (quando te conheci você tinha menos de 1.55m)

    .

    ResponderExcluir